janeiro 28, 2012

Curso de Técnicas e Práticas de Edição e Impressão: auto-edição


Estão abertas as inscrições para o Curso de Técnicas e Práticas de Edição e Impressão: auto-edição. Os interessados devem contactar a Oficina do Cego através do e-mail oficinadocego@gmail.com até ao dia 21 de Fevereiro.


Destinatários:
Profissionais e estudantes de artes plásticas, designers, professores e outros interessados pela edição de autor de natureza gráfica e pelas artes gráficas em geral.

Candidaturas:
As inscrições serão efectuadas após selecção dos candidatos, com base numa entrevista com alguns dos formadores e na avaliação do portfolio. Na entrevista, os candidatos deverão apresentar o seu portfolio em formato digital (imagens em formato jpeg ou pdf ) ou sobre papel.

Formadores:  Cláudia Dias, José Feitor, Luís Henriques, Isabel Baraona, Manuel Leitão, Manuel Diogo, Pedro Vieira de Moura, Rui Silva, Sara Figueiredo Costa
Duração: 120 horas, em 30 sessões de 4 horas às Segundas e Terças-feiras.
Horário: 18h-22h
Datas: 26 de Março a 10 de Julho
Entrevistas: 23 de Fevereiro

Preço: 450 euros (com possibilidade de pagamento em duas prestações, a primeira até 28 de Fevereiro e a segunda até 23 de Março). Os associados da Oficina do Cego recebem como bónus de inscrição no curso um ano de quotas pagas.

Materiais: os materiais e consumíveis utilizados durante a formação são fornecidos pela Oficina do Cego. Os materiais necessários ao projecto individual de cada formando são da responsabilidade dos respectivos formandos.

Objectivos gerais:
O curso de Auto-Edição da Oficina do Cego oferece uma formação transversal que alia a aquisição e aplicação efectivas de competências em artes gráficas – segundo o lema "aprender, fazendo" ao conhecimento das práticas editoriais, contextualizando a sua história e as múltiplas tendências actuais. Os módulos de trabalho incluem sessões teóricas e práticas. As sessões práticas privilegiam a familiarização e a experimentação de técnicas de impressão e pós-impressão potencialmente complementares: serigrafia, tipografia de caracteres móveis, linogravura, técnicas artesanais de encadernação, entre outras, dotadas de capacidades expressivas e comunicacionais raramente exploradas no universo editorial comercial. Sem comprometer a especificidade de cada técnica, os enunciados propostos terão sempre como objectivo nuclear a criação de uma publicação única de autoria singular, de carácter essencialmente gráfico. As sessões teóricas debruçam-se sobre temas como história do livro, edição, livro ilustrado e livros de artista, e as sessões teórico-práticas apresentam conceitos essenciais à prática editorial, propondo modos para a sua concretização em função do projecto individual de cada aluno.

Nesse sentido, a formação contempla também os seguintes aspectos:
– Selecção de suportes e conteúdos; delineamento de critérios editoriais.
– Produção, recolha e subsequente tratamento de imagens; paginação; selecção de materiais e técnicas de impressão; preparação de documentos digitais para impressão; tarefas de pós-impressão;
– Questões relacionadas com o registo da publicação (Depósito legal e ISBN); lógicas de distribuição.

Etiquetas: ,

2 Comments:

Blogger perturbano said...

Mike, te escribi al correo que me dijiste y me dice que no existe...anda escribeme al mio:
hipoeructo@hotmail.com

Soy PELUCAS
Un abrzso

11:32 da tarde  
Blogger moudentes said...

Me ha encantado lo bien detallado que está el artículo. Gracias por vuestro esfuerzo en traernos tan buenos contenidos.
Recomiendo pasarse por Cosas del dia para ti

Saludos

6:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home