junho 09, 2010

ATELIER CONCORDE - um outro espaço de impressão


Uma serigrafia que copia um trabalho já existente e tem como objectivo reproduzi-lo o mais fiel possível é uma reprodução serigráfica. (anexo 1)

Por Serigrafia Original entende-se um trabalho concebido para ser múltiplo quando é criado. Deve estar o mais afastado possível de uma cópia de algo previamente feito, e ser o resultado de uma procura criativa dentro do processo de impressão escolhido.
(anexo 2)

Esse resultado será tanto melhor quanto o artista se envolver e compreender todas as fases intrínsecas do processo escolhido e permita essas possibilidades na construção do seu trabalho. Bem como ter ao seu dispor variantes técnicas, materiais e produtos. E com isto obter resultados experimentais para optar e agir criativamente com estas opções.

O artista deve criar a imagem ou imagens matrizes no suporte de impressão. Quando não for possível deve-se anular ao máximo a alteração na transferência da ideia e expressão pretendida para o suporte de impressão.

A impressão se não for feita pelo artista deve ser por alguém sobe a sua directa supervisão.

Cada prova acabada deve ser aprovada individualmente com a assinatura do artista e as matrizes anuladas definitivamente.

No atelier de Serigrafia Mike goes West é feito um esforço importante para que os trabalhos e resultados estejam o mais próximo destas reflexões sobre Serigrafia original.
Faz parte de uma vontade primordial e foi umas das suas forças geradoras.
É por esta razão que quem pretende trabalhar em Serigrafia é convidado a uma visita ao atelier ou a tantas quanto necessárias para se familiarizar com a técnica nas suas fases processuais, materiais, produtos, efeitos, vantagens e desvantagens. São avaliadas, experimentadas e comentadas as expectativas no trabalho. Assistem ao trabalho de impressão das provas de estado ou ensaio, até à criação da prova que depois serve para aferição de toda a tiragem (Bonne à tirer).
São dadas as mesmas oportunidades ás pessoas envolvidas em projectos a desenvolver no atelier, como editores, produtores, directores artísticos e galeristas.
É assim que se expande a capacidade técnica de impressão e a transforma em linguagem.

António Miguel Coelho
Responsável geral e impressor.
n
Anexo 1
Digitalização de pormenor de duas provas diferentes da mesma edição. Foram aplicadas 67 tintagens para a obtenção do resultado final
n
Anexo 2
Digitalização de pormenor de duas provas diferentes da mesma edição. Foram aplicadas 17 tintagens, a maioria delas através de técnicas de individualização (mono tipia e mono impressão)

1 Comments:

Blogger BRUNO said...

olá! precisas de ajuda?

2:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home